Publicação de matérias via web service WS-Incom

 

1 - Introdução

Este artigo é voltado para os clientes da Imprensa Nacional. Descreve o processo de envio de matérias pelo Webservice do Incom.

2 - O que é o Webservice

Webservice é uma solução que integra sistemas. Pode-se levar em consideração que o Webservice é um serviço que é consumido por outro sistema.

 

3 - Como enviar matéria pelo Webservice do Incom

O usuário devidamente cadastrado poderá utilizar o WS-Incom para publicação e consulta de matérias. As matérias serão publicadas devem obedecer aos padrões de formatação que estão descritas na (Portaria nº 268 de 5/10/2009).

 

4 - Custo de Publicação de matéria

O valor a ser cobrado pro centímetro de coluna é R$ 33,04 (Trinta e três reais e quatro centavos). Cabe salientar que não há custo adicional para cadastramento e consumo de serviços.

5 - Formas de pagamento

   Empenho: Órgãos integrantes da administração direta, fundações, autarquias e empresas públicas, além de governos de estado e prefeituras.
   Boleto bancário: Entidades privadas.
 

6 - Formato do conteúdo a ser utilizado

Todo o documento a ser publicado deverá ter o formato RTF (Rich Text Format), conforme Portaria 268.

7 - Passos para ter o acesso ao Webservice da IN

7.1 - Passo 1 - Pedido das credenciais

Os órgãos e entidades interessados em transmitir matérias para o INCom a partir de sistemas estruturantes do Poder Executivo federal, bem como de sistemas próprios de informação utilizados por órgãos e entidades da administração pública, deverão formalizar solicitação à Imprensa Nacional, por meio de ofício do gestor do sistema e ficha de cadastro (Modelo de ofício e ficha de cadastro). Obs: O ofício e a ficha de cadastro deverá ser encaminhado para o seguinte endereço:

 

   Gerência de Atendimento
   Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 6, Lote 800
   CEP 70.610-460 - Brasília-DF


Ainda que a transmissão ocorra por comunicação entre sistemas, as operações deverão ser feitas por usuário previamente cadastrado no sistema INCom, conforme as instruções contidas no item [Cadastramento de usuários]. O CPF do usuário faz parte dos parâmetros efetuados em cada operação entre sistemas.

 

7.2 - Passo 2 - Criação do login

A Imprensa Nacional vai receber o ofício e encaminhar para a Coordenação de Editoração e Divulgação Eletrônica dos Jornais Oficiais - COEJO, para realizar o cadastro de login do usuário que utilizará o WebService.

 

7.3 - Passo 3 - Envio do login e certificado SSL

A COEJO irá enviar para o email informado no ofício as credenciais (login e senha) a ser utilizado nas chamadas feitas pelo sistema.

 

7.4 - Passo 4 - Altere a senha recebida

Altere a senha recebida através do portal do [IncomWEB].

 

8 - Definições do Webservice

 

Baixe agora o arquivo com informações técnicas para acessar o WS-Incom (web service da Imprensa Nacional para envio de matérias)(Versão para desenvolvedores)
Definições_do_Webservice.pdf