Como pesquisar no jornal
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
Exata Fonética
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos Anvisa PPA PRF Orçamento da União
   /
Verificação de autenticidade
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sessão solene da Assembleia Legislativa - CLDF destaca importância do DOU

General

Sessão solene da Assembleia Legislativa - CLDF destaca importância do DOU

Hoje na Imprensa Nacional, durante a sessão solene em homenagem aos 150 anos do Diário Oficial da União promovida pela CLDF, a deputada Arlete Sampaio (PT-DF), destacou a relevância dos 150 anos da ininterrupta existência do Diário Oficial da União, o que “ressalta a importância do jornalismo na defesa do Estado democrático, por proporcionar a transparência dos atos oficiais”, sublinhou.

1º de outubro de 2012

A deputada citou as diversas autoridades que mesmo impossibilitadas de comparecer à sessão solene, manifestaram-se por meio de mensagens, entre eles, o Governador do Distrito Federal em exercício Tadeu Filippelli, cuja mensagem foi lida na íntegra pela deputada Arlete.

Também manifestaram-se o secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República, Beto Vasconcelos; os Ministro da Fazenda; Cultura; Saúde; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Previdência Social; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Trabalho e Empreso; Secretaria da Igualdade Social e Terracap.

Wasny alerta para fortalecimento da IN

Na sequência, o deputado Wasny de Roure (PT-DF) sintetizou alguns fatos relativos à criação do Diário Oficial da União e enalteceu os importantes serviços prestados pelo jornal para a transparência da informação da Administração Pública. “Todo cidadão pode conhecer as leis, os decretos, saber a respeito de abertura de concursos”.

Num segundo momento, porém, Wasny abordou um tema que considera preocupante e para o qual pediu especial atenção, a terceirização no serviço público. O deputado considera urgente a avaliação da atual situação desse processo, e alertou: “O fortalecimento desta Instituição é imperioso para nós; não somente para os servidores, mas para a sociedade, pois a terceirização corre de maneira bastante acentuada”.

Diretor da EXT elogia coleta seletiva solidária da casa

O diretor regional adjunto da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Brasília, Jaime Gomes Cardoso, parabenizou os servidores da Imprensa Nacional pelos 150 do Diário Oficial e, na ocasião, elogiou o trabalho da Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da Casa: “Tivemos a oportunidade de conhecer esse projeto e o copiamos; já estamos desenvolvendo-o há cinco anos. Os resíduos descartados geram trabalho para muitas famílias carentes”, complementou. A Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da Imprensa Nacional atua desde novembro de 2006.

Diretor-geral destaca modernização do DOU

A partir da instituição do Diário Oficial em 1º de outubro de 1862, o diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino, citou a publicação de atos dos últimos anos do Império até os tempos de nova democracia, a partir de 1984. Também citou um levantamento de 150 atos históricos que constarão de um prospecto a ser lançado em breve com a indicação de decretos que vão da Abolição da Escravatura à recente Lei de Acesso à Informação

Tolentino lembrou que o funcionamento ininterrupto do DOU permitiu notável avanço na tecnologia gráfica do País, incluindo-se a introdução da impressão rotativa ou em sistema offset. “O Diário Oficial manteve a modernização, em termos gráficos ou editoriais, até contar com o acesso eletrônico à publicação, com uma das mais modernas páginas brasileiras”. Ele exemplificou esses avanços comparando o recebimento eletrônico de matérias do DOU a um jornal com quase 30 mil sucursais, com uma média de quatro mil enviando matérias diariamente, com certificação digital e criptografada. “Utilizam-se recursos modernos de editoração e paginação, de modo a viabilizar a produção dos jornais em tempo hábil”.

A página eletrônica da IN, continuou o diretor-geral, é capaz de viabilizar mais de 10 mil acessos simultâneos, dotada dos mais modernos meios de acessibilidade, agilidade na navegação, aviso de recebimento e pesquisa fonética. Para Tolentino, o caráter estratégico do DOU assegurou a sobrevivência da Imprensa Nacional.

Correios lançam carimbo e selo

Durante a cerimônia de comemoração dos 150 anos do Diário Oficial da União, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um carimbo comemorativo e um selo personalizado, em ato presidido pelo diretor regional adjunto em Brasília, Jaime Gomes Cardoso.

O carimbo será aplicado no selo personalizado composto de duas partes: a primeira com imagens de pontos turísticos de Brasília e a segunda com o nome Diário Oficial da União sobreposto à frase “150 anos imprimindo cidadania”, em uma arte criada pela Gerência de Editoração da Imprensa Nacional.

Na cerimônia de lançamento,  houve cinco obliterações, a primeira a cargo do diretor-geral, Fernando Tolentino, que recebeu um álbum com as peças filatélicas e uma réplica do carimbo. O álbum também foi entregue para as quatro autoridades seguintes, após terem  obliterado o conjunto: Deputados distritais Wasny de Roure e Arlete Sampaio, autores do requerimento da sessão solene de hoje, e os coordenadores-gerais de Administração e de Publicação e Divulgação, Sandoval Luis de Sousa e Jorge Luiz Alencar Guerra.