Como pesquisar no jornal
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
Exata Fonética
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos Anvisa PPA PRF Orçamento da União
   /
Verificação de autenticidade
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu da Imprensa pode aparecer em filme internacional

General

Museu da Imprensa pode aparecer em filme internacional

O peruano residente nos Estados Unidos, Sebastian Alvarez, artista plástico e produtor, e a americana Meredith Zielke, cineasta, estiveram no Museu da Imprensa à procura de tipos móveis raros para formar a palavra Brasíia, tema do documentário "Ultraterrestres", que os dois produzirão no próximo ano sobre a história da capital do País.

25 de julho de 2014

O peruano residente nos Estados Unidos, Sebastian Alvarez, artista plástico e produtor, e a americana Meredith Zielke, cineasta, estiveram no Museu da Imprensa à procura de tipos móveis raros para formar a palavra Brasíia, tema do documentário "Ultraterrestres", que que os dois produzirão no próximo ano sobre a história da capital do País.

Sebastian, fluente em português, conta que ele e Meredith chegaram ao Museu por indicação do Arquivo Público de Brasília. Lá, eles encontraram uma revista da época da inauguração da nova capital, com o título de Brasília, escrito em uma tipologia desconhecida e que despertou a curiosidade dos visitantes. O Arquivo Público então, sugeriu-lhes a visita ao Museu, que provavelmente guardaria a peça.

Como não há aquela fonte no acervo, a solução indicada por Rubens Cavalcante, responsável pelo expediente do Museu, seria digitalizar a fonte da palavra Brasília, depois montar um clichê e, por último, reproduzir na impressora Mascote. Sebastian e Meredith gostaram da ideia e prometeram tirá-la da cabeça e pôr a câmara para funcionar em meados do próximo ano, quando iniciarão as filmagens com duração prevista de quatro meses.

Informado que receberá uma sinopse, Rubens Cavalcante antecipa que esta poderá ser a primeira referência ao Museu da Imprensa em um documentário internacional, que conforme os visitantes, mostrará peças importantes do acervo.  “Valorizamos a história da escrita, admiramos a preservação das peças aqui do museu. É a maior coleção que já vimos. Vocês preservaram um momento da história em que a transmissão do conhecimento era mais lenta”, elogiou o peruano.

Sebastian — morador da cidade de Oakland, na Califórnia —, e Meredith, de Chicago, no estado de Illinois, chegaram dia 22 deste mês e retornarão aos EUA no próximo 24 de agosto. Visitaram também outros prováveis cenários do filme, como o Eixo Monumental, Vale do Amanhecer,  Esplanada dos Ministérios, Chapada dos Veadeiros, Cidade Eclética e comunidades do entorno, além de sobrevoarem a capital de helicóptero com a Polícia Militar.