Como pesquisar no jornal
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
Exata Fonética
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos Anvisa PPA PRF Orçamento da União
   /
Verificação de autenticidade
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso Museu da Imprensa recebe 515 inscrições

General

Concurso Museu da Imprensa recebe 515 inscrições

A décima quinta edição do concurso nacional do Museu da Imprensa de Desenho, Redação, Poesia e Monografia recebeu 515 trabalhos de estudantes de várias regiões do país. Esses estudantes, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares, estão concorrendo a um total de 30 mil reais em prêmios na forma de cadernetas de poupança, oferecidas pela Caixa Econômica Federal, patrocinadora do certame. Professores dos estudantes vencedores também serão premiados.

12 de abril de 2013

O Museu da Imprensa recebeu 112 trabalhos na categoria Desenho, que teve a participação de estudantes do 1º ao 5º ano (primeira fase do Ensino Fundamental). Eles vieram de cinco escolas do Distrito Federal. Os inscritos se debruçaram sobre o tema “Museu da Imprensa”.

Na categoria Redação, destinada à participação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, chegaram à Imprensa Nacional um total de 284 trabalhos. O tema dessa categoria foi “Diário Oficial: 150 anos publicando a História do Brasil”. Alunos de 14 escolas do Distrito Federal e de quatro escolas dos municípios de Lagoa da Canoa e Junqueiro, Alagoas, estão concorrendo à premiação da categoria.

Os estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano) participaram na categoria Poesia. O Museu da Imprensa recebeu um número recorde de 117 inscrições. Elas são de alunos de 13 escolas do Distrito Federal e de escolas de Arapiraca (AL),  Novo Hamburgo (RS), Junqueiro (AL), Recife (PE), Formosa (GO) e de Alto Santo (CE). O tema dessa edição do certame foi “Jornal impresso versus jornal virtual”.

“Os jornais alternativos na Ditadura Militar” foi tema lançado aos estudantes de nível superior, categoria de monografia. Dois trabalhos foram inscritos. Um é de Brasília e o outro é de Sorocaba, São Paulo.

Como forma de incentivo, o professor indicado em cada um dos trabalhos dos alunos vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, exceto na categoria Monografia, será premiado com uma caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 700,00.

Tabela de premiação (R$), em caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal

Categoria

1º lugar

2º lugar

3º lugar

Desenho

1.800,00

1.200,00

850,00

Redação

2.100,00

1.300,00

950,00

Poesia

2.800,00

1.700,00

1.000,00

Monografia

6.000,00

4.000,00

-

O certame é uma iniciativa da Imprensa Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Além de despertar nos estudantes o interesse pela visitação a museus e instituições históricas, o objetivo desta edição do concurso foi o de estimular os trabalhos de pesquisa, nas instituições de ensino de todo o país, acerca dos 150 anos do Diário Oficial da União e da importância dos jornais alternativos, bem como dos jornais virtuais ou impressos, numa abordagem histórica e atual. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal, com as parcerias da Associação Transparência Municipal e da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional-Asdin.

Comissão Julgadora

Está marcada para o próximo dia 23 a primeira reunião da comissão julgadora, que vai avaliar os 515 trabalhos inscritos. Fazem parte dela os representantes da Casa Civil da Presidência da República,  Ministério da Educação,  Secretaria de Educação do Distrito Federal, Instituto Brasileiro de Museus,  Caixa Econômica Federal,  Fundação Assis Chateaubriand, do Sindicato dos Professores do Distrito Federal, Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal e da Academia de Letras de Brasília.