Como pesquisar no jornal
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
Exata Fonética
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU - Seção 1 DOU - Seção 2 DOU - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos Anvisa PPA PRF Orçamento da União
   /
Verificação de autenticidade
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Anunciados os vencedores do concurso Museu da Imprensa 2013/2014

General

Anunciados os vencedores do concurso Museu da Imprensa 2013/2014

Os onze vencedores da décima sexta edição do tradicional Concurso Museu da Imprensa (2013/2014) foram anunciados hoje dia 2 de Maio pela comissão julgadora do certame. A premiação ocorreu no dia 13, em solenidade oficial alusiva aos 206 anos da Imprensa Nacional.

2 de maio de 2014

Os onze vencedores da décima sexta edição do tradicional Concurso Museu da Imprensa (2013/2014) foram anunciados hoje (2) pela comissão julgadora do certame. A premiação ocorrerá no próximo dia 13, em solenidade oficial alusiva aos 206 anos da Imprensa Nacional.

 Na categoria Desenho (1º ao 5º ano do ensino fundamental), o primeiro lugar coube ao estudante Ítallo Silva de Jesus, do CEF 32 de Ceilândia, Distrito Federal; Érico Henrique da Silva V. Filho, da mesma instituição de ensino,  conquistou o segundo lugar; e a aluna Cecília Nahon Bittencourt, do Colégio Sigma, Distrito Federal, conseguiu a terceira colocação. Eles trabalharam o tema “A Turma da Mônica visita o Museu da Imprensa”.

 

 “A Copa do Mundo de Futebol no Brasil” foi o tema proposto aos estudantes de todo o país na categoria Redação (6º ao 9º ano do ensino fundamental). Eis os nomes dos vencedores: primeiro lugar, Rafael Rodrigues Moraes, do Colégio Batista de Brasília, Distrito Federal; segundo lugar, Gabrielle do Carmo Brasileiro, do Colégio Sagrado Coração de Maria, do Distrito Federal, e terceiro lugar, Ana Gabriela Gomes Ribeiro, do Centro de Ensino Fundamental 7 de Sobradinho, também no Distrito Federal.

 

Os três vencedores da categoria Poesia (ensino médio, 1º ao 3º ano) foram os estudantes Antônio Wanderson Coelho dos Santos, da Escola Estadual Matilde Rodrigues Vasconcelos, de Uruburetama, Ceará  (primeiro lugar), Bárbara Braga Noleto Alves, do Colégio Ciman Octogonal, Distrito Federal (segundo lugar), e  Mariana Prado, da Escola Nossa Senhora de Fátima, do Distrito Federal, a quem coube o terceiro prêmio. “As Conquistas Brasileiras em Copas do Mundo” foi tema proposto nessa categoria do certame.

 

Para os estudantes do ensino superior, o desafio proposto foi a redação de um artigo sobre o bicentenário de criação do jornal “O Patriota”, sua importância para a ciência e para a cultura. Conquistou o primeiro lugar, Janaína Bárbara Bolonezi, da Universidade de Brasília, Distrito Federal. O segundo lugar foi alcançado por Adriana Glebova, da Universidade Paulista, de Peruíbe, São Paulo.

 

PREMIAÇÃO – Eis os prêmios, em caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal, para os vencedores do certame:

Categoria

1º lugar

2º lugar

3º lugar

Desenho

1.800,00

1.200,00

850,00

Redação

2.100,00

1.300,00

950,00

Poesia

2.800,00

1.700,00

1.000,00

Artigo

6.000,00

4.000,00

-

 

A comissão julgadora que avaliou os trabalhos foi composta por representantes das seguintes instituições:  Casa Civil da Presidência da República (Marineide de Jesus Gomes), Ministério da Educação  (Alexandre Marino), Caixa Econômica Federal (Ronaldo Lacerda Fonseca), Academia de Letras de Brasília (Iran de Lima), Secretaria de Educação do Distrito Federal (Gilberto Paulino de Araújo), Fundação Assis Chateaubriand (Camila de Magalhães), Instituto Brasileiro dos Museus-IBRAM (Ana Lúcia Taveira), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF-Sinepe (Maria Madalena Sousa Campos) e Sindicato dos Professores do Distrito Federal (representado por Luís Ricardo Machado).

 

 O Concurso Museu da Imprensa de Desenho, Redação, Poesia e Artigo é uma iniciativa da Imprensa Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Além de despertar nos estudantes o interesse pela visitação a museus e instituições históricas, o objetivo do concurso é estimular os trabalhos de pesquisa e produção intelectual e artística nas instituições de ensino de todo o país. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal, com as parcerias da Associação Transparência Municipal e da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional-Asdin.