Voltar

Imprensa Nacional promove reforma gráfica do Diário Oficial da União após 18 anos

No contexto da modernização do Diário Oficial da União, a Imprensa Nacional promove uma ampla reforma gráfica da publicação oficial, que completou 156 anos no último dia 1º de outubro. A partir do próximo dia 5 de novembro, menos de um ano após descontinuar a versão impressa, o DOU estreia novo projeto gráfico para a versão certificada, em formato pdf. A última mudança de projeto gráfico ocorreu em setembro de 2001.

A reforma gráfica na versão em PDF acontece após início da publicação do DOU em formato aberto e implantação da pesquisa por matérias no portal, demandas considerados prioritárias no processo de modernização.

Entre as novidades estão novas tipografias, que melhoraram a legibilidade na tela do computador ou dispositivos móveis. O novo tipo de fonte, Calibri, foi definido no Decreto nº 9.191/2017 como padrão para elaboração de atos normativos por ser universal nos sistemas operacionais e proporcionar leitura mais confortável em meio eletrônico, segundo especialistas. Por essas razões, foi também adotada no novo projeto gráfico do DOU em lugar da antiga Times New Roman.

Vale destacar, também, que o fim da versão impressa anula a limitação para uso de cores no DOU. Com isso, o novo projeto gráfico já inclui elementos coloridos na capa, como as Armas da República. Além disso, mapas, formulários, gráficos, entre outras imagens que compõem o conteúdo das matérias agora poderão ser publicadas em cores.

Também visando aprimorar a experiência de leitura do usuário, o projeto gráfico da versão em PDF passa a ter duas colunas, em vez de três, e maior corpo da letra, para uma melhor visualização dos atos. O sumário das edições, por sua vez, conterá hiperlinks para as páginas em que começam as publicações dos órgãos, o que propiciará uma navegação mais rápida ao leitor.

Confira os detalhes dessas e outras novidades na ilustração abaixo.


 
Facebook Google plus Twitter WhatsApp Linkedin