Como pesquisar no jornal
Todos DOU1 - Seção 1 DOU2 - Seção 2 DOU3 - Seção 3
Exata Fonética
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU1 - Seção 1 DOU2 - Seção 2 DOU3 - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos DOU1 - Seção 1 DOU2 - Seção 2 DOU3 - Seção 3
   /
Verificação de autenticidade
Todos Anvisa PPA PRF Orçamento da União DOU1
   /
Verificação de autenticidade
Você está aqui: Página Inicial > Museu da Imprensa > 18º Concurso Nacional Museu da Imprensa 2015-2016

IMPRENSA NACIONAL LANÇA A 18ª EDIÇÃO DO CONCURSO MUSEU DA IMPRENSA

Certame é aberto a estudantes de todo o país. Jogos Olímpicos de 2016 dominam a temática

 

       A Imprensa Nacional, órgão da Presidência da República, lançou a décima oitava edição do concurso nacional do Museu da Imprensa de Desenho, Redação e Artigo. Podem participar estudantes de todos os níveis de ensino, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de todo o país.

    

      Além de despertar nos estudantes o interesse pela visitação a museus e instituições históricas, o objetivo do concurso é estimular os trabalhos de pesquisa e produção intelectual e artística nas instituições de ensino de todo o país.

      Neste ano, o desafio proposto na categoria Redação (Ensino Fundamental/6º ao 9º ano) é escrever sobre “Os Primeiros Jogos Olímpicos no Brasil”.   Para os estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio a pesquisa recai sobre “30 Anos sem Cora Coralina”. Na categoria ensino superior, o tema para dissertar é “200 Anos de Elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves”.    Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi a designação oficial assumida em 16 de dezembro de 1815 pelo Brasil, que se unia ao Reino de Portugal e Algarve, em consequência da transferência da família real portuguesa para o Brasil.     

      Os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) podem concorrer na categoria Desenho trabalhando também o tema dos Jogos Olímpicos em 2016. Neste caso,  os estudantes devem mesclar  os mascotes dos jogos com a  peça do acervo escolhida para desenhar.

 

      O certame conta com a parceria da Associação Nacional de Jornais, Revista Imprensa, Associação dos Servidores da Imprensa Nacional e Associação dos Amigos do Complexo Cultural da Imprensa Nacional.

 

      O regulamento do concurso pode ser baixado no portal eletrônico da Imprensa Nacional —  www.in.gov.br.